Relatório de Gestão Fiscal

Doações

Revista

Projeto de Expansão

Notícias

Defensoria Pública e PUC Goiás renovam parceria para atendimento a assistidos e realização de estágio por alunos da instituição

AddThis Social Bookmark Button

Foto da fachada de um dos prédios da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) assinaram aditivo ao Termo de Cooperação Técnica e Plano de Trabalho para a prestação de auxílio técnico às pessoas assistidas pela DPE-GO, em demandas processuais e extrajudiciais, e viabilizar o desenvolvimento de atividades de estágio a alunos da instituição de ensino superior (IES). O plano de trabalho assinado na última quarta-feira (15/07) foi celebrado com a Escola de Psicologia.

Em maio deste ano, a parceria entre as instituições já havia sido reforçada por meio da prorrogação do Termo de Cooperação que definiu o estabelecimento do trabalho conjunto entre a DPE-GO e a universidade, por meio de suas Escolas, firmado em 9 de julho de 2018. O período de vigência, com duração de dois anos, foi prorrogado e se encerrará em 30 de junho de 2022.

Segundo o novo acordo, a cooperação será feita em dois vieses, sendo o primeiro deles embasado em serviços coordenados pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia (Cepsi) da PUC Goiás aos assistidos pela DPE-GO. Nesse sentido, a parceria tem como objetivo a realização de atendimentos psicológicos e de psicoterapia individuais e em grupos, avaliações psicológicas, neurológicas e psicodiagnósticos, atendimentos de emergência em plantões individuais e familiares, além da elaboração de relatório psicológico e psicossocial.

Estão previstos também atendimentos realizados no Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública, onde serão feitas também entrevistas psicológicas, atendimentos em conjunto com o serviço social, visitas domiciliares e institucionais acompanhados por supervisão, a elaboração de estudos de caso e relatórios técnicos, dentre outros.

O outro viés da parceria é referente à realização de atividades acadêmicas regulares pelos estudantes da instituição de ensino, que abrangerão estagiários vinculados ao Estágio Supervisionado em Psicologia I e ao Estágio Supervisionado em Psicologia II. O estágio será realizado no âmbito do CAM, sob a supervisão de profissional da área, e ocorrerá na clínica escola de Psicologia da PUC Goiás, nas dependências do Cepsi ou no CAM.

O plano de trabalho foi assinado pelo defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior; pela coordenadora do curso de graduação em Psicologia da instituição, Noecyr Terezinha Mendonça Chaves; pela defensora pública diretora do CAM, Michelle Bitta Alencar de Sousa; e pela coordenadora do Cepsi, Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria. O novo plano de trabalho terá vigência da data de assinatura até dezembro deste ano.

Para Domilson Rabelo Júnior, a parceria com as instituições de ensino superior ampliam a capacidade da DPE-GO de oferecer atendimento integral, multidisciplinar e gratuito às pessoas que procuram a instituição, além de permitir que os estudantes exerçam o estágio curricular em contato direto com a realidade da população em situação de vulnerabilidade.

A parceria com a universidade, que presta colaboração também por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade de Direito, é considerada pela Defensoria Pública como uma forma de promover o cumprimento do seu papel constitucional, que a define como “instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, responsável pela promoção dos direitos humanos, a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados”. Com o acordo, será possibilitada a interlocução e o fomento da atuação de rede entre as partes.

 

Texto: Carol Almeida (Dicom/DPE-GO)

Foto: Eduardo Ferreira Jr.

Publicado em: 21/07/2020